sexta-feira, 3 de abril de 2009

QUEM VAI PAGAR INDENIZAÇÃO PARA A MINHA ALMA?

"A Burguesia fede, a burguesia quer ficar rica" – Cazuza
"Meu partido, é um coração partido, e as ilusões estão todas perdidas...Os meus sonhos foram todos vendidos, tão barato que eu não acredito, ah! Eu não acredito..." - Cazuza

QUEM VAI PAGAR INDENIZAÇÃO PARA A MINHA ALMA?

Pão e Circo. Como no Império Romano, parece que nossa cidade se transformou num verdadeiro circo. Onde se ver atrações de todos os jeitos. Hoje tem espetáculo!. Assim nossa platéia se preparou para mais um show circence.
Os salões de beleza se entupiram, o comércio movimentou suas vendas, a cidade ficou em polvorosa. Até aí tudo bem, mas a atração dessa vez foi diferente...a cidade toda foi arrumada, pintaram as calçadas, podaram as árvores.
Não, não foi mais uma festinha particular de Jeep Show (afinal de contas, alguém pode me dizer o que aconteceu com as familias dos acidentados no último evento? Foram indenizados?).
Pois é, esse espetáculo foi o mais significativo da história desta cidade. Todos os súditos ("falsa elite bajuladora" e "plebe manipulada") foram convidados para participarem da grande festa de casamento do "Grande Imperador".
Ora, mas o que um evento em particular tem a haver com uma atração cultural, que mexe com a sociedade, assim com tanto alarde? Será que a população ainda não se deu conta que á todo instante ela tá sendo manipulada? Que tudo tem um cunho político?
No telão do evento, a imagem do povão aglutinado atrás de pedaços de bolos, enquanto a "elite", em seus confortáveis camarotes bebiam whisky importados e comiam os mais variados salgados, dava a dimensão do banquete.
Quem vai pagar as contas deste cerimonial?...
Isso não importa, não é? Pois eles são ricos e a gente já não sabe o que é privado nem público.
O conformismo reina absoluto.
A vida em sociedade é mesmo complicada de entender.
A humanidade é menos humana como se parece.Quanto mais regras, menos humanos.Todo mundo é santo! - Tudo é santo! - Todos são santos!Todo mundo é um anjo!... Santo, santo, santo...
"Eles" se apoderaram até do BEM, se você pensar diferente "deles", ficará sendo o MAL.
Mas que hipocrisia!.
Nenhuma sociedade vive sem uma oposição. Não existe poder único. A população precisa de informações sobre o que acontece no governo.
Estamos num terceiro mandato deste império e ninguém de forma inteligente percebe que a cada dia o curral eleitoral tá crescendo.
Você olha em volta e vê pessoas que você tem certeza que são pessoas íntegras, mas que não conseguem enxergar o prisma de outra forma e te pergunto: e daí?
O lugar de onde você nasceu não existe mais. O lugar pra onde você pensou que estava indo, nunca existiu. E o lugar onde você está não é nada daquilo que você sonhava, sabe por que? Por que as pessoas não querem que este lugar exista. Pra elas, o importante é ter o pão e o circo.
Quando foi que eu passei a me sentir culpado por tudo isso? Quando foi que eu passei a me sentir mau por ter participado dessa idéia? Quando foi que eu comecei a enxergar que nossos amigos e parentes, para terem uma vida digna, tiveram que se submeter a ficar de joelhos implorando empregos e favores a um governo que ausente de princípios e valores, controla todas as emoções e desejos de uma sociedade?
Uma vez uma alienada perguntou pra mim: por que as autoridades sempre fazem as festas da cidade em lugares onde as pessoas ficam suadas e sebentas?Você quer responder?
Eu respondi: pra pessoas que já são suadas e sebentas por natureza, como você, não se sentirem deslocadas.
Como diz a letra da música do Zé Ramalho – "êêô vida de gado, povo marcado ê, povo feliz!".
O inimigo só respeita suas próprias armas, saiba você.
Quem vai pagar indenização pelas almas que se perderam?
Cansamos de sermos humanos. Isso é uma realidade trágica.
Alma, sentimento, pra que? o que vale é a sobrevivência. E ponto final.
Declarei guerra à mim mesmo. A raça humana do jeito que ela é, onde ela está e ao conforto que ela sente.
A raça humana está atrás da verdade. Bem atrás... Uns 500 anos luz atrás da verdade. A que ponto chegamos? Nem a falta de ética é mais importante pra avaliar se um cidadão é respeitável ou não. A impressão que dá é que ninguém precisa de valores e sim de barriga cheia...
E se você acha que Jesus Cristo está voltando, eu tenho outras notícias pra você. Se ele um dia descobrir quem se apropriou do seu nome e usou suas palavras pra eleger-se e perpetuar-se no poder, ele desobedeceria as ordens do Pai e ficaria aonde tá. Decepcionado.
A nossa vida não pertence ao Imperador.
Será que a saída mais próxima é procurar viver em outro lugar?.A maior prova disso é que, nossas familias e nossos amigos foram embora da cidade por não conseguirem "sobreviver" nessa selva.
Quem vai pagar indenização pela minha alma?

Lôdo

Um comentário:

  1. Iai grande Lôdo!!velho, parabéns pela iniciativa, já andei dando umas olhadas, e vou participar de discussões aqui...Um grande abraço de um cara que te admira muito!!

    ResponderExcluir